Como cuidar corretamente do seu molde de silicone:

  
Moldes de silicone tem vida útil. Eles não são eternos!  É importante cuidar deles de forma adequada.   Deixar o molde de silicone longe de objetos cortantes, do sol, de objetos  quentes, do fogo.  Se for usar o molde com concreto,  antes aconselhamos passar desmoldante de boa qualidade,  como vaselina, pois o concreto é material corrosivo e se grudar no silicone, pode danificar o molde. Também o tipo de mistura usada no molde, interfere diretamente na durabilidade do produto. Se usar o concreto, que é corrosivo, deverá escolher uma massa que fique firme e de fácil desmolde. A peça deve ser retirada com cuidado, sem virar o molde do avesso e sem forçar demasiadamente. Depois de retirar a peça, limpar o molde com espuma macia e  guarde embalado em plástico, sem estar úmido.  Pode ser que um dos moldes que adquiriu, tenha um ou dois cortes laterais,  ou precise  você mesmo (a) fazê-lo com estilete. Isso é necessário  caso tenha dificuldades em retirar a peça do molde.  Depois é só  usar o molde com elástico, sem apertar demais.   

Algumas dicas para peças em concreto: Para peças mais finas,  aconselhamos  fazer a massa de cimento mais forte, cimento estrutural de lage e vigas (obras estruturais, CPII), colocando o mínimo possível de água  o que deixa o concreto bem resistente e não quebra na hora de desenformar, não gruda  no molde e desenforma mais fácil. Lembramos que a mistura que você usa no molde interfere diretamente na durabilidade do material.

Tutorial simples de como fazer vaso de cimento com molde de silicone

Agora vamos ao tutorial de como fazer vaso de cimento com molde de silicone. Para fazer esse item de decoração que está super em alta e que pode ser usado dentro e fora de casa, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Cimento "obras estruturais" CP II 
  • Areia fina
  • Água
  • Óleo de cozinha ou vaselina
  • Colher
  • Moldes de Silicone: modelos e  tamanhos diferentes
  • Lixa
  • Tinta
  • Pincel

 
Com tudo isso em mãos, vamos ao passo a passo de como fazer um vaso de cimento:

  1. Coloque o cimento em um recipiente limpo e misture com a areia fina e dilua em água
  2. Para cada 3 porções de cimento, coloque 1 porção de areia fina
  3. Mexa com a colher até ficar uma mistura homogênea, misture muito,  se tiver misturador de furadeira, melhor. O segredo esta na quantidade da água, quanto menor, melhor.  O cimento misturado tem que ficar grudado na colher, nem duro, nem mole.
  4. Passe o óleo de cozinha ou vaselina em toda parte de dentro do molde.
  5. Despeje a massa no molde aos poucos,  vá batendo com as mãos,  de leve no molde para a massa se acomode  por inteiro e para evitar bolhas.  Após concluído retire o excesso de massa na parte de cima no molde e coloque para secar em lugar arejado por 24 horas. Quanto menos água usar, mais rápido será a secagem.
  6. Se o molde tiver um corte na lateral, coloque um elástico ao redor do molde, cuidando para não apertar demais, de forma que deforme a peça.
  7. Espere  24  horas para a massa secar e desenforme aos poucos e desgrudando do molde com cuidado.
  8. Lixe para dar um acabamento mais refinado
  9. Por fim, pinte como quiser ou deixe na cor natural do cimento

Obs: O óleo de cozinha ou vaselina é indispensável, pois é o que vai garantir que o concreto não vai grudar nos moldes, aumentando a durabilidade destes. Quanto ao ponto da mistura, ela deve ser menos líquida possível. Lavar o molde após a utilização, tirar todo o excesso de óleo ou vaselina, secar e colocar dentro de um saco plástico até a próxima ultilização. Para que o molde não fique melado, é só guardá-lo com um pouco de talco de bebê ou amido de milho.

Atenção: Nós damos dicas básicas. Não ensinamos passo a passo e ainda não damos cursos. Não temos como acessorar o cliente na fabricação.  Nossos moldes podem produzir peças em gesso, cimento, resina, vela e sabonetes. Presuminos que o cliente que compra nossos moldes, já saiba como fabricar  suas peças.

Agradecemos a confiança em comprar conosco e esperamos que volte a fazê-lo em breve!
Dúvidas em como adquirir nossos moldes, só entrar em contato pelo concretaremoldes@gmail.com


 

Cadastre seu e-mail e receba ofertas e promoções exclusivas em seu e-mail!
Copyright © Concretare - Todos os direitos reservados